A Liga Paulista de Automobilismo (LPA) declarou nesta semana o piloto de São Paulo, Alexandre Souza, como o vencedor da categoria Marcas e Pilotos, na classe Super, a principal do certame.
A sexta etapa da Copa ECPA de Velocidade foi disputada no dia 21 de outubro, no autódromo do Esporte Clube Piracicaba de Automobilismo, mas o resultado ficou sob judice devido o acidente envolvendo os dois candidatos ao título da temporada.
O fato ocorreu uma volta e meia do final da última volta do campeonato, quando os pilotos Rodrigo Stefanini e Alexandre Souza se envolveram em um acidente durante uma tentativa de ultrapassagem de Souza em Stefanini. A manobra ocasionou o toque e ambos foram parar fora da pista.
Ambos contestaram a ocorrência, atribuindo a culpa ao adversário. Porém, a decisão da LPA é soberana e conferiu o título do campeonato para Souza.
Com esse resultado, Alexandre Souza se consagra tricampeão da classe Super, no Marcas e Pilotos, tendo também conquistado os títulos de 2013 e 2015, na categoria Super. Igualando o número de conquistas do capivariano Rodrigo Stefanini.
Disputado desde 2011, o certame de Marcas e Pilotos também em Stefanini como tricampeão, já que o competidor de Capivari conquistou o título da categoria Super nas temporadas de 2011, 2014 e 2016. Em 2012, o título ficou com o piracicabano Rubinho Filippetti.