CRONOGRAMA DA PROVA
DIA 27 de MAIO de 2017 – SÁBADO
9h às 12h30 – Track Day (Bateria Integral e Especial 1)
12h30 às 13h – Parada para almoço
13h às 17h – Track Day (Bateria Integral e Especial 2)
DIA 28 de MAIO de 2017 – DOMINGO:
9h às 10h – Treino livre
10h15mim – BRIEFING (Obrigatória a presença de todos os pilotos)
11h às 11h10 – Tomada de tempo Marcas e Pilotos
11h20 às 11h30 – Tomada de tempo Tubular
13h15 – Abertura de BOX
14h – LARGADA ENDURANCE
17h30 – Pódio
COPA ECPA DE ENDURANCE – 2ª ETAPA
Data: 27 e 28 de maio de 2017.
Autódromo: ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo
Supervisão: LPA – Liga Paulista de Automobilismo
Adendo – 01
Autoridades da prova
COMISSÁRIO DESPORTIVO CLOVIS ROSSI
COMISSÁRIO DESPORTIVO EDSON VIANA
COMISSÁRIO DESPORTIVO LPA
DIRETOR DE PROVA RODRIGO CORREA
DIRETOR ADJUNTO ECPA
SECRETARIA DA PROVA MICHELE MARTINS
CRONOMETRAGEM VERDO
COMISSARIO TECNICO LPA
VISTORIADOR LUIZ MARIO GIRARDI JUNIOR
CHEFE DE ABASTECIMENTO ECPA
EQUIPE DE RESGATE FERNANDO PIZZINATTO
EQUIPE DE SEGURANÇA COE
EQUIPE MÉDICA ECPA
MEDICO DR PERCIO RAPOSO CRM- 43.615
Adendo – 02
Informações Específicas das Provas
COPA ECPA DE ENDURANCE
Autoridades Desportivas da Prova: LPA – Liga Paulista de Automobilismo
Organizador: ECPA - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo - Fone: (19) 3438-7174 / 3438-7901; End.: Rodovia SP 135 Km 13,5, Distrito Tupi; Piracicaba/SP.
Circuito: 2.100 mts
A prova será organizada de acordo com o Regulamento Desportivo da Copa ECPA de Velocidade 2017, seus adendos e regulamento particular da prova. Regulamento Técnico do Campeonato Brasileiro de Velocidade na terra 2017. Regulamento Técnico do Campeonato Paulista de Velocidade 2017.
Organização: A prova será organizada conforme o CDI - Código Desportivo Internacional e CDA - Código Desportivo de Automobilismo. O Regulamento Desportivo do Copa ECPA de Velocidade 2017 e o Regulamento Técnico de acordo com sua categoria conforme descrito acima. Todos os concorrentes e pilotos se comprometem a respeitar o seu texto pelo simples ato de estarem inscritos ou de participarem da Prova em questão.
Inscrição: Início dia 01/05/17 e término dia 28/05/17 às 10h. Será permitido no mínimo 1 (um) e no máximo 3 (três) pilotos por carro.
O valor da inscrição para esta prova, por carro inscrito na categoria Marcas e Pilotos será de R$ 1.200 (um mil e duzentos reais) até o dia 24/05/2017. Após esta data o valor da inscrição será de R$ 1.500 (um mil e quinhentos reais).
O valor da inscrição para esta prova, por carro inscrito na categoria Tubular será de R$ 900 (novecentos reais) até o dia 24/05/2017. Após esta data o valor da inscrição será de R$ 1.200 (um mil e duzentos reais).
Depósito da inscrição deverá ser no nome do ECPA - Banco BRASIL - AG. 4252-8 (Piracicaba/SP), Conta Corrente Nº. 10300-4, CNPJ. 60.726.700/0001-90.
Deverá fazer o deposito identificado pelo número do CPF ou pelo site Eventbrite, podendo ser dividido no cartão.
TREINO LIVRE: Valor do treino R$ 200 (duzentos reais) por carro.
Veículos admitidos: Marcas e Pilotos - Light, Novatos, Super, Fórmula Tubular e Fórmula Tubular Carburado
Numeração: A numeração dos carros concorrentes será de série única, sendo que em caso de duplicata numérica será dada preferência de escolha pela ordem de inscrição.
Casos omissos: Os casos omissos serão resolvidos de acordo com o regulamento.
Duração da Prova: 03 (três) horas.
Local do Parque Fechado .......................................... Ao lado do abastecimento
Entrega de prêmios .................................................... Pódio oficial
Quadro oficial de avisos ............................................. Secretaria
Adendo – 03
Documentação: a) A entrega de documentação dos concorrentes será no local da prova, uma hora antes do início da vistoria técnica. Os concorrentes que não comparecerem para a vistoria técnica não poderão participar da prova.
b) Contra apresentação das licenças de condutor e concorrente válida para 2017, recibo da taxa de inscrição, cada piloto ou chefe de equipe receberá um envelope contendo: Inscrição com 1 piloto: 1 (uma) credencial de piloto, 4 (quatro) credenciais de box, 1 (uma) de auto estacionamento Vip, Inscrição com 2 pilotos: 2 (duas) credenciais de piloto, 7 (sete) credenciais de box, 2 (duas) de auto estacionamento Vip, Inscrição com 3 pilotos: 3 (três) credenciais de piloto, 10 (dez) credenciais de box, 3 (três) de auto estacionamento Vip . Adesivos dos patrocinadores obrigatórios, conforme medidas constantes no Regulamento Padrão.
Parque Fechado: os carros ficarão em regime de parque fechado até 30 (trinta) minutos depois de fixado os resultados da prova em local visível a todos os participantes. O Comissário Técnico da prova poderá reter no final da prova para verificação técnica os carros que julgarem necessários.
Desenrolar da Prova: a) Verificação de documentos. b) Vistoria técnica. c) Treino livre sábado. d) Tomada de tempo sábado, serão classificados os 35 (trinta e cinco) melhores tempos ficando 5 (cinco) carros como convidados (outros estados que não se classificarem). As reservas deverão permanecer por ordem aguardando alguma desistência na formação do grid de largada. Havendo mais de 30 inscritos, será realizada 2 tomadas de tempo, sendo separada, com os carros de numeração impar e os carros de numeração par. Para a formação do grid de largada será usado o menor tempo obtido nas tomadas de tempo. Os carros inscritos com 2 (dois) ou 3 (três) pilotos realizarão só uma tomada de tempo, podendo na mesma andar até 2 (dois) pilotos.
Pace-Car: a) O Pace-Car, será colocado em uso para neutralizar a corrida por decisão do Diretor da Prova. b) Haverá somente um Pace-Car no circuito.c) Por ordem do Diretor da Prova, todos os leds sinalizarão com luz amarela piscando, e o Pace-Car, com pisca alerta ligado, entrará na pista, independentemente de onde se encontrar o líder da prova. Todos os carros na corrida se colocarão em fila indiana atrás do Pace-Car, passando a trafegar a sua velocidade. Todas as ultrapassagens são proibidas, a menos que um carro seja convidado a ultrapassar por um sinal do Pace-Car. Os postos de sinalização que precedem imediatamente o Pace-Car e os carros que o seguem mostrarão bandeira branca (a bandeira amarela agitada será reservada para sinalizar novos acidentes). d) Durante a intervenção do Pace-Car, os carros na pista poderão parar no box, sendo que, na passagem do Pace-Car pela entrada do box a saída de box será fechada e será reaberta após a passagem do ultimo veiculo que estiver na pista. e) O Pace-Car será utilizado até que todos os carros na pista tenham alinhado em fila indiana atrás dele. f) Quando o Diretor de Prova decidir que é hora de retirar o Pace-Car da pista, este deverá efetuar uma volta completa no circuito. As ultrapassagens continuam proibidas até que o Diretor de Prova sinalize o reinicio da competição com bandeira verde parada. g) Todas as voltas cobertas durante a intervenção do Pace-Car serão contadas.
Abastecimento: O combustível é o ETANOL uso obrigatório, fornecido pela organização. Para o abastecimento nas paradas, o combustível será comercializado pela organização do evento em galão e será lacrado. Somente poderá ser retirado o lacre no momento do abastecimento. O(s) galão (ões) deverão ficar na entrada dos boxes em local visível aos fiscais de box. Proibido o uso de torre de abastecimento. O abastecimento será feito somente com galão e funil. Exceto a categoria tubular que poderá ser o abastecimento através de torre: Altura máxima: 2 (dois) metros medidos na parte mais alta do reservatório; Controle de fluxo: 1 (um) na saída da mangueira;
Troca de pilotos e parada obrigatória: a) A mudança de piloto só será efetuada no box destinado ao carro, sob controle dos Comissários de Box. Durante a troca o piloto poderá ser auxiliado por duas pessoas somente.
Categoria Turismo - Será obrigatória 2 (duas) paradas de 6:20 (seis minutos e vinte segundos). Ex: Tempo de volta considerado 1:20 + 5:00 = 6:20 será o tempo mínimo da volta. Abaixo deste a penalização será de 4 (quatro) VOLTAS DESCONTADO NO TERMINO DA PROVA.
Categoria Tubular - Será obrigatória 3 (três) paradas de 3:20 (três minutos e vinte segundos). Ex: Tempo de volta considerado 1:20 + 2:00 = 3:20 será o tempo mínimo da volta. Abaixo deste a penalização será de 2 (duas) VOLTAS DESCONTADO NO TERMINO DA PROVA.
A PARADA PARA O ABASTECIMENTO TERÁ UMA JANELA QUE SERÁ DA SEGUINTE FORMA: 15 MINUTOS APÓS A LARGADA ABERTURA DE BOX PARA ABASTECIMENTO E 15 MINUTOS ANTES DO ENCERRAMENTO DA PROVA BOX FECHADO. O piloto que não cumprir será excluído da prova.
Os carros deverão estar em parque fechado 1 (uma) hora antes da abertura do box para tomada de tempo e largada da prova, já com tanque abastecido e lacrado. O carro deverá comparecer à bomba do autódromo com o tanque drenado e devidamente pesado. O carro deverá estar limpo.
b) A partir do início das classificações os pilotos poderão dirigir somente o carro para os quais estão inscritos e gravados na vistoria técnica.
Manutenção: Fica proibido o uso de ferramentas elétricas ou pneumáticas na troca de pneus, pastilhas ou outros reparos.
Da largada: O número máximo de carros para largada será de 40 (quarenta). Os carros serão chamados para formação do grid de largada com 30 minutos antes do início da prova e 15 minutos antes da largada o box será fechado. Os carros que não alinharem largarão do box. Os carros que ainda se encontrarem no box poderão sair para participar da prova somente após a largada do último carro participante, com a devida autorização do chefe de box. O acesso ao grid de largada e a pista só é permitido ao piloto com o seu carro, sendo proibidos aos demais elementos de sua equipe, sob pena de desclassificação da prova.
Término da prova (chegada): CUMPRIDAS AS 2H45 DE PROVA, A DIREÇÃO SINALIZARÁ COM A PLACA DE 11 (ONZE) VOLTAS PARA O TÉRMINO DA PROVA. CUMPRIDAS ESTAS 11 (ONZE) VOLTAS, A PROVA SERÁ DADA COMO ENCERRADA.
Classificação: Os concorrentes deverão percorrer no mínimo 75% (dois terços) do total da prova. Uma classificação extra-oficial será fixada no local da prova, bem visível a todos os participantes, 30 minutos após o término da corrida. Essa classificação torna-se oficial, após conhecidos os resultados das eventuais verificações técnicas e desportivas.
Obrigatório: Permanência de 2 (dois) extintores de no mínimo 5 (cinco) kg em cada box e uso de HANS. O uso da cinta abdominal é aconselhável.
O piloto é o único responsável pela integridade e postura de sua equipe antes, durante e após a corrida. Qualquer ação ou atitude contrária as normas estabelecidas pela organização da prova, ao piloto caberá respondê-las.
É expressamente proibido ao piloto, e todos os integrantes da equipe, portar ou ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica na área do box.
Penalidade: Desclassificação da prova.
Proibido o uso da pista pelos carros de competição fora do horário estabelecido no programa oficial da prova, inclusive após o encerramento do evento.
É obrigatória a presença do piloto (somente ele) no Brieffing. O não comparecimento poderá acarretar sua desclassificação do evento. É expressamente proibido prestar serviços mecânicos na pista ao carro por parte de sua equipe, ou terceiros, durante os treinos e a corrida. Os mesmos só poderão ser efetuados no Box. Na pista, somente pelo piloto com seus próprios meios.
O piloto que durante os treinos ou na corrida tiver qualquer problema com seu carro e for obrigado a parar, deverá procurar fazê-lo o mais longe possível da pista, sinalizando sua intenção.
Dentro da área de box é obrigatório o uso da 1ª marcha, com velocidade máxima permitida de 40 km/h, sob pena de Time Penalty.
Os concorrentes deverão observar e cumprir na integra o capitulo IX do CDA (penalidades), e em especial o parágrafo “C” que diz: Todo procedimento fraudulento ou manobra desleal que prejudique o caráter esportivo das competições ou os interesses do esporte automobilístico.
É expressamente proibida a permanência de carros no box que NÃO sejam os carros de competição. Caso isso ocorra, será sujeito a penalização.
Premiação: Troféus aos 3 primeiros colocados da categoria Marcas e Pilotos A e Marcas e Pilotos B.
Troféus aos 5 primeiros colocados categoria Tubular.
Nenhum piloto inscrito até o momento.